Top
Daltonismo e o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) – Portal Safe
fade
2973
post-template-default,single,single-post,postid-2973,single-format-standard,wp-custom-logo,eltd-core-1.2.2,flow-ver-1.8,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive

Daltonismo e o CMA (Certificado Médico Aeronáutico)

Daltonismo e o CMA (Certificado Médico Aeronáutico)

O que é?

 

O Certificado Médico Aeronáutico é um documento que atesta a saúde do candidato, seja piloto, comissário de bordo, piloto de balão, entre outras atividades relacionadas à aviação.

 

Restrições

 

Obviamente, tal atividade requer que o candidato tenha o mínimo requerido nos exames médicos, tudo em nome da segurança, é claro. Afinal, não seria nada bom receber a notícia de que o piloto infartou durante o voo, por exemplo, não é mesmo?

 

Porém, há algumas condições menos graves que, ao contrário do que muitos pensam, não são impeditivas. Uma delas é bastante comum, principalmente entre os homens: o Daltonismo leve.

 

Minha experiência durante os exames foi a seguinte: foi-me apresentado o teste de Ishihara, teste que consiste em múltiplas bolinhas coloridas onde há um número ou figura dentre elas. Pessoas que não possuem qualquer grau de daltonismo conseguem identificar sem maiores dificuldades, o que não foi o meu caso. Dentre as 6 (se não estiver enganado) figuras apresentadas, acabei não conseguindo identificar nenhuma. Porém, em seguida, foi-me aplicado outro teste bastante simples, que consistiu na identificação das cores primárias e algumas secundárias (amarelo, verde, vermelho, roxo etc.) através de lápis de cores. Como fui capaz de identificar as cores, ainda que de forma isolada, consegui a aprovação. Palavras do médico: “Com essa condição, você pode chegar a comandante sem maiores problemas, só não poderá atuar como piloto militar.” Não entendi o porquê dessa restrição, mas fiquei feliz com a notícia de que minha condição não geraria nenhum impedimento.

 

Onde consultar?

 

É possível consultar detalhadamente as condições, pré-requisitos e condições que podem gerar algum impedimento na obtenção do CMA através do RBAC 67 (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil).

 

Mas o conselho que eu dou, caso sinta ser portador de alguma condição que imagine ser um impeditivo, é: faça o exame. Não fique escutando palpites e opiniões muitas vezes infundadas de uma galera que sequer trabalha na aviação. Eu mesmo adiei meu sonho por alguns anos por ter acreditado que um daltônico não seria aprovado no exame médico, por conta de comentários que escutei ou vi na internet.

 

Quanto custa e por quanto tempo vale?

 

O CMA de segunda classe, que é o exigível para a licença de piloto privado, no meu caso, que fiz no mês de janeiro de 2024, me custou exatos 999,00 reais, onde pude parcelar em 3 vezes sem juros. Com uma equipe extremamente profissional e atenciosa, pude perceber que os médicos estão ali para nos ajudar, e ficou evidente que não é a intenção de nenhum deles reprovar ninguém (a não ser que seja necessário, obviamente). Eles sabem que estamos ali em busca da realização de um sonho e jamais reprovariam alguém simplesmente porque não foi com sua cara.

 

Vale ressaltar que nesse valor está incluso toda a bateria de exames, inclusive os laboratoriais (sangue, urina etc.), que foram todos realizados no prazo de 4 horas (cheguei às 8h e antes mesmo das 12h já estava liberado).

 

Você pode se perguntar: “Ah, mas vou gastar 1000 reais e se for reprovado?” Eu lhe garanto que é muito melhor do que gastar com a formação, curso teórico, banca ANAC, horas de voo etc., e lá no final descobrir que não poderá checar por conta do CMA. Ou mesmo que não faça tudo isso, carregar essa dúvida pelo resto da vida é um sentimento muito ruim. Já pensou? Chegar lá na frente e ficar se perguntando: “Será que se eu tivesse tentado, teria dado certo?”

 

Conclusão

 

Irei resumir em uma frase: “Sonho não foi feito para sonhar, foi feito para realizar.” Então não deixe que isso seja um impeditivo. Se de fato é teu sonho, vá, faça seu CMA, não deixe opiniões e palpites te tirarem do foco. Pode ser que, assim como eu, você esteja adiando teus planos à toa.

 

Visite nosso site
Rafael Irineu

Aluno SAFE Escola de Aviação Civil

No Comments

Post a Comment